top of page

ACNE

Atualizado: 11 de jun. de 2020

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. As espinhas são frequentes na adolescência, mas também pode acometer adultos, principalmente as mulheres.


Na adolescência as lesões podem ser discretas ou tornam-se muito evidentes, perturbando a qualidade de vida. Em muitos casos se não forem tratadas pode deixar cicatrizes.


Pode ocorrer piora relacionada a situações de estresse ou no período menstrual. Certos medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos, época do ano (especialmente inverno) e, principalmente, o hábito de mexer nas lesões (“espremer cravos e espinhas”) pioram o quadro. A acne não é contagiosa e não se relaciona à “sujeira” da pele ou do sangue.


O tratamento pode ser feito com sabonetes a base de ácido salicílico, aplicação de ácido retinóico, peróxido de benzoila, clindamicina, nicotinamida. Por via oral usamos antibióticos como a tetraciclina e limeciclina. A isotretinoina oral é um tratamento eficaz, porém exige monitorização rigorosa, pois é teratogenico e pode causar disfunção hepatica e lipidica. O protetor solar deve ser utilizado, dando preferência para formulações oil free e não comedogênico.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page