PSORÍASE

Psoríase é uma doença cutânea inflamatória e hiperproliferativa Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. A psoríase ocorre em 1 a 2% da populaçao mundial. A incidência varia de acordo com os diferentes grupos populacionai, mas é mais alta na Europa occidental e na Escandinavia.

As diversas apresentações clínicas da psoríase podem ser classificadas com base em sua morfologia e localização.

Pode ser classificada em:

• Psoríase em placas: caracterizada por placas e pápulas eritemato descamativas.

• Psoríase pustular: ocorre a presença de lesões pustulosas, o conteúdo da pustula é estéril.

• Psoríase eritrodérmica: caracteriza-se por eritema e descamação fina de toda pele, pode ter dor e prurido associado.

• Psoríase gutata: é uma variante comumente encontrada em adultos jovens e adolescentes. Essa doença caracteriza-se por grupos de pápulas e placas pequenas semelhantes a gotas. Esse tipo de psoríase frequentemente está associada à faringite estreptocócica e o tratamento da infecção com antibióticos orais pode levar a regresso completo das lesões.

• Psoríase invertida: o termo descreve a doença que acomete as áreas intertriginosas (axilas, virilha e umbigo). Essa distribuição é o contrário da distribuição habitual da psoríase vulgar nas superfícies extensoras. Usualmente essas lesões não descamam.

• Psoríase ungueal: o acometimento ungueal pode estar presente nas demais formas de psoríase o ser um achado isolado. As unhas apresentam depressões puntatas na lamina ungueal, manchas, onicólise ( descolamento da unha), hiperceratose subungueal e deformidade das unhas.

• Psoríase do couro cabeludo: as lesões no couro cabeludo podem ser isoladas ou associarem-se a outras formas de psoríase. Caracteriza-se pela presença de placas eritemato descamativas no couro cabeludo, as escamas são espessas e branco-prateadas.

• Psoríase artropática: além da inflamação na pele e da descamação, a artrite psoriática, como também é conhecida, causa fortes dores nas articulações. Afeta mais comumente as articulações dos dedos dos pés e mãos, coluna e juntas dos quadris e pode causar rigidez progressiva e até deformidades permanentes. Também pode estar associada a qualquer forma clínica da psoríase.

O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração o tipo de psoríase e sua gravidade.